03/12 17:46

Começou a pesquisa sísmica no litoral maranhense

Após obtenção da Licença de Pesquisa Sísmica (LPS) n° 105/2015, emitida pela Presidência do IBAMA em 19 de outubro último, a Empresa francesa CGC começou em 10 de novembro, a Pesquisa Sísmica Marítima 3D, Não Exclusiva, na Bacia de Barreirinhas, Projeto Bar Fases Unificadas.

Os trabalhos de prospecção de dados ocorrerá entre as profundidades de 75 e 3.350 m, a uma distância mínima da costa de 61 m, em relação ao município de Barreirinhas. A área total a ser prospectada é de 24.500 km², sendo prevista a obtenção de cerca de 14.400 km² de dados geofísicos. A duração da atividade está estimada em 9 meses.

Durante os trabalhos serão desenvolvidos projetos de monitoramento da biota marinha, monitoramento acústico passivo, comunicação social, educação ambiental para os trabalhadores, controle da poluição, caracterização e monitoramento do nível de ruídos, monitoramento de praias e elaboração e implementação de banco de dados ambientais regionais.

A execução das operações está sendo desenvolvida pelo navio sísmico SR/V Oceanic Vega com o apoio da embarcação MV Maré Verde e da embarcação assistente Ocean Dream.

As informações foram dirigidas ao Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura – SEPAQ, pela CGC do Brasil Participações Ltda. que disponibiliza o telefone de sua Ouvidoria (21) 96776-8658, programado para receber ligações a cobrar, de segunda à sexta, das 09 às 18:00h. O e-mail da Ouvidoria é ouvidoria@prooceano.com.br. A Linha Verde do IBAMA (gratuita) é 0800-618080.

Por determinação do Secretário Ribamar Sobrinho, a SEPAQ disponibiliza às comunidades pesqueiras afetadas o e-mail sepaq@sepaq.ma.gov.br para dirimir dúvidas sobre o projeto e/ou comunicar algum impacto negativo identificado pelas comunidades afetadas durante ou após a realização dos trabalhos.

 

Fonte: CGC do BRASIL Participações Ltda.

 

Contatos

contatos

Fone:

(98) 3222-9990 / 3221-5631

Email:

sepaq@sepaq.ma.gov.br

Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.