03/12 17:41

SEPAq implanta cultivo de ostras no povoado Cedro município de Humberto de Campos

a2

a1

Doze famílias que tradicionalmente vivem da pesca artesanal e da atividade extrativista de mariscos da comunidade de Cedro no município de Humberto de Campos estão sendo beneficiadas com a instalação de 4 módulos – mesas fixas de cultivo de ostras.

A instalação se deu após capacitação em técnicas modernas de criação de moluscos (ostreicultura), realizada através do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a SEPAq-MA e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os beneficiários da comunidade Cedro se familiarizaram com a atividade e após capacitação em  todas as etapas que envolvem esta prática como a  Implantação e confecção das estruturas, aquisição das sementes,  manejo, despesca, acondicionamento, processamento, depuração e comercialização.

Para atender a demanda do projeto foi calculada a utilização de 4.000 dúzias/ciclo/unidade de produção, sendo 1.000 dúzias por módulo/mesa chegando a 8.000 dúzias/ano, considerando ciclos de 5 meses.

A espécie utilizada é a ostra nativa Crassostrea rhizophorae ou Crassostrea brasiliana. As sementes estão sendo adquiridas de pessoas que realizam a extração manual nos bancos naturais junto às raízes dos mangues.

O projeto prevê ainda a implantação de sementeiras que servirão como substrato, próximas às mesas com ostras, visando à coleta de sementes oriundas da reprodução natural e desova das ostras que estarão confinadas nas estruturas de engorda de cultivo. Destas sementeiras serão extraídas as ostras para o próximo ciclo produtivo.

O projeto apresenta viabilidade financeira, com lucro operacional real para os beneficiários a partir do 2º ciclo de produção.

Contatos

contatos

Fone:

(98) 3222-9990 / 3221-5631

Email:

sepaq@sepaq.ma.gov.br

Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.